MENOPAUSA é o nome dado a última menstruação da vida da mulher, assim como MENARCA é o nome dado a primeira. Porém, como a irregularidade do ciclo menstrual é um dos primeiros sintomas da proximidade da falência ovariana, fica difícil precisar quando foi a última menstruação. Por isso, só se considera a última, aquela que aconteceu, no mínimo, há um ano. Desse modo, é necessário que a mulher fique 12 meses consecutivos sem apresentar nenhum tipo de sangramento vaginal, para se diagnosticar a Menopausa. Qualquer sangramento depois desse período deve ser informado ao médico ginecologista para que se investigue a causa de outras possíveis intercorrências.
PERIMENOPAUSA se refere ao período que antecede a menopausa propriamente dita. “Peri” significa antes, desse modo a perimenopausa é um termo utilizado para descrever o período mais próximo do fim dos ciclos menstruais. Geralmente muito mais sintomático, acontece por volta dos 45 anos e se estende até a última menstruação.
MENOPAUSA PRECOCE é quando a mulher tem sua vida reprodutiva encerrada antes do tempo considerado normal, ou seja, antes dos 40 anos. Acontece pela insuficiência ovariana prematura, por intervenção cirúrgica, patologias ou acidentes.
MENOPAUSA TARDIA se refere a presença de ciclos menstruais, ou pouca alteração nos níveis dos hormônios sexuais, em mulheres com idade acima dos 55 anos.
PÓS-MENOPAUSA acontece por volta dos 55 anos e se refere ao período que começa depois de um ano da última menstruação e se estende pelo resto da vida. A presença ou não de sintomas na pós menopausa depende de como o organismo de cada mulher se adapta a falta dos hormônios sexuais. O que é comum a todas é a maior predisposição ao aparecimento de doenças associadas a esse período da vida.
CLIMATÉRIO é o período de transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva da mulher e engloba todas as fases citadas acima. Pode ter início a partir dos 35 anos, que é quando os hormônios sexuais femininos começam a ser diminuídos, embora de maneira ainda muito sútil e assintomática. Se estende até a após menopausa, por ser ainda uma fase de adaptações do corpo a insuficiência ovariana.
A palavra climatério tem origem no latim (kli-makter-eros) e significa período crítico, o que define perfeitamente esse momento da vida da mulher, por ser um período de muitos sintomas físicos, psicológicos e de muitas mudanças corporais. Atualmente o termo climatério foi substituído por transição menopausal, embora ainda seja comum o uso do termo


